top of page

Como encontrar vagas para brasileiros nos EUA?


Se está nos seus planos morar no exterior, de forma permanente ou temporária, e ganhar experiência profissional, você precisa saber como encontrar emprego nos Estados Unidos.

Existem diferentes formas de conquistar uma vaga no mercado por lá, sendo que você pode começar sua pesquisa ainda no Brasil ou mesmo quando já estiver em solo americano.

Seja como for, o ideal é que o seu emprego esteja de acordo com o seu visto.

Assim, você poderá viver seu sonho americano legalmente.

Então acompanhe este texto para conhecer a realidade de emprego nos Estados Unidos para estrangeiros, saber onde estão as melhores oportunidades e conquistar uma vaga.

Descubra também requisitos importantes e como ser falante nativo de português pode ajudar.


Há vagas de emprego nos Estados Unidos para brasileiros?

Os Estados Unidos são um país de economia forte e aquecida, com mercados sempre em expansão, com muitas atividades de turismo, de gastronomia, de consumo, isso sem contar o ramo imobiliário e tantos outros.

Isso quer dizer que, como se sabe, os EUA são a terra das oportunidades e há vagas para todos os perfis de trabalhadores.

Mas é claro que quanto mais preparado você estiver, melhor serão as vagas oferecidas e maiores serão suas chances de concorrer em pé de igualdade com profissionais americanos.

Ou seja, invista na sua formação, busque um diploma na sua área de interesse, ou mesmo uma pós-graduação, ou busque cursos técnicos para aprimorar competências ou desenvolver novas habilidades.

Há posições em diferentes categorias, tanto para profissionais bem preparados como aqueles sem muitas qualificações.

Veremos essas e outras modalidades mais ao final deste texto.

Seja como for, invista no inglês, afinal, esse é o idioma oficial do país e, para encontrar uma vaga de emprego nos Estados Unidos, ter fluência é uma grande vantagem.

E saiba que ter o português como sua língua nativa pode ser um diferencial para certas vagas, como veremos a seguir.


Vagas de emprego nos Estados Unidos para fluentes em português

Os EUA são um país de turismo efervescente, que recebe estudantes e intercambistas das mais diversas partes do mundo, investidores, empresários, etc.

Por isso, muitas empresas buscam profissionais com fluência em outros idiomas.

E o português é um deles, o que quer dizer que neste quesito você sai em vantagem e pode procurar por vagas destinadas a profissionais fluentes no seu idioma nativo.

Muitas empresas buscam especialistas em diferentes áreas e que falem português, como as da área de tecnologia, de e-commerce, de idiomas, de tradução e tantas outras.

Alguns exemplos são Apple, Amazon, TikTok, Lego e os próprios parques da Disney, em Orlando, na Flórida.

Mas isso não significa que você não deve dominar o inglês, afinal, é preciso saber se comunicar e interagir com colegas, clientes, chefes e fornecedores, nativos e estrangeiros.

Além de se qualificar e falar bem inglês, existem outras ações que você deve tomar para encontrar emprego nos Estados Unidos, como ter um currículo no formato americano, o chamado Resume.


Como conseguir emprego nos Estados Unidos?

Se você está determinado a morar e trabalhar nos Estados Unidos, precisa saber onde procurar vagas, além de obter o visto adequado para seu objetivo, mas isso veremos mais adiante.

Antes, conheça as melhores formas de procurar emprego nos Estados Unidos, utilizando sites e plataformas, agências e networking.


Site de emprego nos Estados Unidos

Existem muitos sites de emprego nos Estados Unidos nos quais você se cadastra, preenche seu perfil ou adiciona seu currículo, e faz a busca por vagas conforme seus critérios.

Alguns exemplos são:

  • Indeed: um dos maiores e mais conhecidos sites de busca de emprego, onde você também encontra informação sobre salários e carreira

  • Glassdoor: outro site bem famoso, com mais de 2 milhões de empregadores cadastrados

  • Zip Recruiter: rastreia oportunidades relevantes e apresenta os candidatos a gerentes de contratação nas principais empresas

  • Career Builder: possui aplicativo para celular e permite se candidatar para múltiplas vagas com um clique

  • Jooble: pesquise vagas por cidade ou por tipo de trabalho

  • Google for Jobs: serviço do Google com as principais vagas de emprego publicadas em diferentes sites.

Também não esqueça do LinkedIn: crie seu perfil em inglês na plataforma e mantenha-o atualizado.


Agência de emprego nos Estados Unidos

As agências de recrutamento ajudam as empresas a contratar profissionais e os candidatos a se colocarem mais rapidamente.

Existem agências de emprego particulares e públicas, sendo que uma das maiores é a Administração de Emprego e Treinamento (ETA), do próprio Departamento do Trabalho.

Essa agência do governo americano oferece serviços e ferramentas de busca de emprego através de recursos online e de uma rede de escritórios em todo o país.

As agências privadas tendem a se especializar em colocação de pessoal, serviços temporários e busca de executivos.

Uma boa forma de encontrar uma agência é pedir recomendações a conhecidos ou amigos que já tenham utilizado esse serviço, ou fazer uma pesquisa online para saber se é confiável e se tem uma boa reputação.

Algumas das agências de emprego nos Estados Unidos são Randstad, Robert Half, Korn Ferry e Adecco.


Networking

Estabelecer uma rede de contatos forte é fundamental na sua busca por emprego nos Estados Unidos.

Participe de fóruns, de eventos de networking e mantenha aberto o canal com brasileiros conhecidos que já moram e atuam legalmente no país ou com colegas e professores da sua universidade, se for o caso.


Melhores empregos nos Estados Unidos para imigrantes

Como vimos, existem vagas para todos os tipos de trabalhadores nos EUA e, além da formação, qualificação e experiência, o seu tipo de visto terá grande impacto na sua colocação no mercado.

É condição indispensável ter um visto de trabalho para conquistar um emprego nos Estados Unidos sendo estrangeiro e existem dois tipos:

  • Não-imigrantes: temporários, sendo os principais E-2, L-1, H1-B, H-2A e O-1

  • Imigrantes: permanentes, são da categoria Employment-Based (EB) e levam ao Green Card.

Obviamente, os vistos EB oferecem as melhores vagas e remunerações e são destinados a profissionais que migram para o país.

Suas subdivisões são:

  • EB-1: para profissionais com habilidades extraordinárias nos campos da ciência, arte, educação, negócios ou atletismo, professores e pesquisadores de destaque ou gerentes ou executivos de multinacionais

  • EB-2: para profissionais de nível avançado, com mestrado ou doutorado ou com habilidade excepcional

  • EB-2 NIW: profissionais com atuação de interesse nacional, sem necessidade de sponsor

  • EB-3: trabalhadores qualificados, profissionais diplomados e especializados e trabalhadores não qualificados.

Na categoria permanente, há ainda o visto EB-4, para imigrantes especiais, e o EB-5, para investidores.


Qual visto preciso para obter emprego nos Estados Unidos?

Agora que você já aprendeu como buscar emprego nos Estados Unidos, precisa escolher o visto certo para o seu objetivo.

Tudo vai depender da área em que pretende trabalhar, por quanto tempo deseja permanecer, sua qualificação e outros aspectos.

Para isso, conheça o Vistômetro, uma plataforma gratuita que não apenas indica o visto mais adequado ao seu perfil, como calcula suas chances de conquistá-lo!

Kommentare


bottom of page