top of page

Como tirar o cartão de Vacinação Internacional para Covid-19 e Febre Amarela


Precisa de PCR para entrar nos Estados Unidos?


Não, os Estados Unidos retiraram qualquer exigência de testes de Covid para a entrada no país.


Preciso de vacina contra febre amarela?


Não é necessário. Mas é o tipo de coisa que, assim que você tiver um tempinho, compensa tomar e tirar o comprovante internacional, da Anvisa.


Com o aumento no número de casos registrados da doença no Brasil, nunca se sabe quando essas regras vão mudar. Por isso, é melhor ter o documento e viajar com ele, mesmo que não seja uma exigência.


Se você está planejando viajar, se deparou com a informação de que precisa tirar um cartão de vacinação internacional e não sabe o que diabos é isso ou como consegui-lo, prepare-se para ter todas as respostas para suas dúvidas. Nesse texto vou explicar para vocês o passo a passo de como conseguir o Certificado Nacional de Vacinação – Covid 19 e o Certificado Internacional de Vacinação para Febre Amarela.


Sim, existem dois certificados diferentes de vacinação, obtidos por locais diferentes no governo, a Anvisa e o SUS. Abaixo, explico exatamente o que são cada um desses documentos e como você pode obte-los.


Certificado Nacional de Vacinação – Covid-19


O Certificado Nacional de Vacinação – Covid-19 é um documento digital – que pode ser impresso ou apresentado no celular – emitido pelo Sistema Único de Saúde (o SUS), através do site ou aplicativo ConectSUS.


O Certificado de Vacinação Covid-19 é exigido para entrada de brasileiros em muitos países do mundo. Entretanto, cada país tem uma regra diferente sobre quais vacinas são aceitas. Tais regras mudam com frequência, portanto, fique atento às notícias antes de comprar a passagem e embarcar.


Passo a passo para tirar o Certificado de Vacinação Covid-19


1. Faça o cadastro (ou o login, se já for cadastrado) no Gov.br. Esse é o site/app onde o Governo Federal reúne todas as suas informações. Ele facilitará o seu login em qualquer outro acesso a páginas públicas, como do SUS ou do Detran, por exemplo.


2. Faça o cadastro (ou o login, se já for cadastrado) no ConectSUS. Se você já tiver o login no Gov.br, seu cadastro no ConectSus é simplificado, basta logar com os dados do GOV.br.


3. Uma vez dentro do site ConectSus, clique em Vacinas.


4. Depois, clique em Carteira de Vacinação Digital. Isso abrirá o documento, com QRCode, com as suas informações de vacinação contra Covid-19, como data, tipo da vacina, lote, além dos seus dados pessoais.



Passo a passo para tirar o Cartão de Vacinação Internacional contra Febre Amarela



Em primeiro lugar, você precisa tomar a vacina contra a Febre Amarela (caso ainda não tenha tomado). Essa vacina é gratuita em qualquer posto de saúde. Não se esqueça de levar seu cartão nacional de vacinação ou de pegar um novo no posto.


Precisa constar no seu cartão de vacinação: a data de administração e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde foi vacinado.


Lembre-se que a vacina precisa ser tomada pelo menos dez dias antes do seu embarque.


Antigamente, a informação da OMS era de que a vacina valia 10 anos, porém, essa instrução foi alterada por conta de novos estudos e atualmente uma única dose é suficiente para proteger contra a transmissão da febre amarela.


bottom of page